/ Publicações

 

catalogo

Catálogo da 10ª Bienal brasileira de design gráfico

Organizada no 1º semestre deste ano, a 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico reuniu o que mais se destacou na produção brasileira de design entre 2009 e 2012.Um júri internacional composto por 89 profissionais de 13 países selecionou 444 projetos de qualidade desenvolvidos no Brasil ou por brasileiros vivendo no exterior, fazendo desta a maior edição da Bienal em seus 20 anos de existência.

 


 

pub_abc

ABC da ADG

Esta publicação “tem a pretensão de um dia vir a ser um dicionário dirigido, com o objetivo de homogeneizar e atualizar terminologias para que todos possam falar a mesma língua dentro da nossa profissão”, diz Lara Vollmer, organizadora da publicação e ex-coordenadora da Comissão de Ensino da ADG em 1998, ano em foi lançada a primeira versão. No mesmo dia, a Blucher também lançou a ‘Coleção Pensando o Design’ e o livro ‘10 Cases do Design Brasileiro – Volume 3′.

 


 

pub_exposicoes

Exposições ADG Brasil
Coleção de documentos históricos do Design Gráfico Brasileiro oriunda de exposições realizadas na sede da Associação em São Paulo, que visam prestigiar a classe profissional dos designers, e onde são mostrados trabalhos de seus associados e colegas do Brasil e do Exterior. O objetivo desta coleção é apresentar e registrar soluções gráficas que ajudem a pensar a história, a atual produção e os caminhos do design gráfico.

 

 


 

pub_caso

Design Gráfico Caso a Caso, como o designer faz design (ESGOTADO)
Organização e textos: Chico Homem de Mello. Projeto gráfico: Chico Homem de Mello (direção), Carla Tanaka e Nilo Viegas. Projetos de Alexandre Wollner, Cauduro / Martino, GAD Design, Mattar Design, MultiDesign, Consolo & Cardinali, Ana Couto Design, Vicente Gil, Ricardo Ohtake, Interface Designers, Fernanda Sarmento, Moema Cavalcanti, Eliane Stephan, Victor Burton, Pós Imagem Design, Narita & Associados Design, Mazz Design, A10 Design, M Design, BC&H Design, Nexus Criação Gráfica, BVDA/Brasil Verde, Guto Lacaz, Nú-dës, Kiko Farkas, Gilberto Strunk, Escritório Campos Gerais, Valéria London, Luciano Cury e On Media.

Publicação realizada com o intuito de mostrar, de forma prática, passo a passo, cases completos de projetos, contados pelos próprios autores, em todas as suas etapas, desde o briefing até o produto final. São 31 projetos (de Identidade Corporativa, Publicações Institucionais, Design Editorial, Embalagem, Material Promocional, Design Ambiental e Mídia Eletrônica) selecionados nas 4ª, 5ª e 6ª edições da Bienal de Design Gráfico da ADG Brasil que mostram como e quais as soluções dadas para as necessidades de seus clientes.

 


 

pub_valorO valor do design – Guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico

ADG Brasil / Editora SENAC, 2ª Edição 2004 – 18 x 25cm, 224p.

Textos: Ricardo Ohtake, Cesar Hirata, Ronald Kapaz, Paulo Gomes de Oliveira Filho, Chico Homem de Melo, Lara Vollmer, Ana Luiza Escorel, Marcelo Aflalo, Cecília Consolo, Márcia Signorini, João Gomes Filho, Rogério Batagliesi, Edna Lucia Cunha Lima, Guilherme Cunha Lima, Marcello Montore e Priscila Farias.

Como é o cotidiano profissional do designer gráfico? Como calcular o preço do serviço de design e como fazer um contrato? Como funciona o mercado? Qual é a ética da profissão? Como se formar e como se manter constantemente atualizado? Este guia responde a essas e outras perguntas que estão na cabeça dos designers gráficos, dos estudantes de design, dos seus parceiros habituais de trabalho e dos usuários dos seus serviços.

 


 

pub_eticaCaderno de Ética no Design
ADG Brasil, 2004 – 17 x 23 cm, 36p.

Desenvolvida pela designer Sonia Carvalho com o apoio do consultor jurídico da ADG Brasil Dr. Paulo Gomes de Oliveira Filho e dos parceiros Postscript, SPP-Nemo e Gráfica Rush, esta publicação trata do tema Ética no âmbito do design abordando as questões mais frequentes como arquivos digitais, design x autoria, concursos e premiações, design x internet.

 


 

pub_design_ritmoDesign:ritmo
ADG Brasil, 2000 – CD-Rom com arquivos Quicktime compatíveis com Mac e Pc

Desenvolvimento: Comissão Design e Tecnologia (Priscila Farias, Pedro Inoue, Marcello Montore, Gustavo Piqueira). Projetos de Cecília Osório, Christiane Jenfan Liu, Daniel Swerts, Elesbão e Haroldinho, Ernani de Castro Pereira, Estação, João Sima, Lobo, Luis Carlos Rubina Thomaz, Luiz A. Gama / Marcos Pimenta, Mariana Bukvic, Nuts Design, Priscila Farias, Rex Design, Sergio Veras, Veronica D’orey, Vicente Gil, Video Design, Voltz Design.

CD-Rom fruto da exposição que integrou o IV Simpósio Design e Tecnologia ADG – Design em Movimento, realizado entre 21 e 23 de setembro de 2000 nas Faculdades Senac (SP). Contém 26 trabalhos selecionados para a exposição, nos quais designers com diferentes tipos de atuação – gráficos, web, vídeo – criaram animações nas mais diversas linguagens possíveis, compondo um rico painel do design em movimento existente no Brasil.

 


 

pub_revistasFontes digitais brasileiras de 1989 a 2001
ADG Brasil / Edições Rosari, 2003 ­ 30 X 30 cm ­ 180p.

Organização: Priscila Farias e Gustavo Piqueira. Conselho técnico responsável pela seleção das fontes: Cecilia Consolo, Claudio Rocha, Gustavo Piqueira, Priscila Faria, Tony de Marco. Assistente: Marcio Shimabukuro. Projeto Gráfico: Rex Design.

O livro apresenta 271 fontes criadas por 63 designers de tipos. O texto introdutório de cada categoria de fontes traz as informações técnicas como plataformas disponíveis, todos os caracteres existentes, endereços dos autores e meios de adquirí-los.