/ Encontro ADG

O Encontro ADG surgiu visando promover uma agenda nacional de palestras e debates sobre design gráfico, integrar a comunidade de design, bem como retomar e expandir as ações práticas da ADG Brasil. Sua proposta consiste em realizar um ciclo de palestras gratuitas em diferentes cidades, num mesmo dia e com um tema em comum.

A estréia do Encontro ADG aconteceu no dia 2 de abril de 2012, simultaneamente em 21 cidades de 14 estados, com o tema “Práticas Profissionais”. A ADG Brasil articulou o convite aos profissionais (cuja maioria se deslocou para outras cidades e estados) e a parceria com as 21 instituições de ensino pelo país que sediaram os encontros. Foi criado um sistema unificado de inscrições online para todas as palestras. Cada instituição recebia a lista de presença, que era devolvida com as assinaturas para emissão dos certificados digitais de participação. Foram 3,5 mil inscritos só na primeira edição.

Nos meses seguintes os Encontros ADG em diversas cidades se intercalaram com palestras únicas com transmissão ao vivo: regulamentação, tipografia, ilustração e mercado foram alguns dos novos temas abordados.

Ao todo já foram 60 Encontros ADG em 16 estados e mais de 5 mil participantes.
Alguns destes encontros foram filmados e estão disponíveis na internet: