/ 2004

7bienal

7ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

Ano: 2004

Local: Memorial da América Latina – São Paulo

Nº de inscritos: 2.200

Nº de projetos: 370

Nº de profissionais: 

Em 2004, a sétima Bienal da ADG Brasil trouxe 32 mil pessoas de diversos países ao Memorial da América Latina para visitar sua exposição de 369 projetos e participar de dois outros importantes eventos internacionais: o ICOGRADA Design Week e a primeira edição da Bienal de Tipografia Latino-Americana. A programação paralela incluiu ainda uma exposição de cartazes do designer Kiko Farkas no Instituto Tomie Ohtake.

A 7ª edição da Bienal teve o maior número de inscrições de todas as bienais, com projetos oriundos de praticamente todos os estados do país: 2.200 projetos de 180 escritórios ou profissionais. Desse total, foram selecionados 370 trabalhos, distribuídos em 17 categorias. Ao júri, composto por 30 profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e coorrdenado por Bruno Porto, foram solicitadas três ações: que considerassem o contexto no qual os trabalhos foram produzidos; que buscassem uma pluralidade de linguagens, portes e segmentos; que concedessem, entre os trabalhos selecionados em cada categoria, três destaques.

Paralelamente ao evento, aconteceram duas mostras e dois eventos: cartazes de Kiko Farkas, no Instituto Tomie Ohtake, um panorama da produção tipográfica na América Latina, o ICOGRADA Meeting e o ICOGRADA Design Week.

A mostra foi realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, no período de 27 de abril a 30 de maio.

CARVALHO, Sônia Valentim. O Cartaz nas Bienais Brasileiras de Design Gráfico. 1. ed. São Paulo, 2010. 67-68 p.